Arquivo
-
▼
2011
(124)
-
▼
julho
(15)
- Mito ou verdade: restaurar o sistema pode trazer v...
- Velocidades sem limite: a evolução da banda larga.
- Criada bateria transparente e flexível
- Mozilla criará sistema operacional aberto
- Um milhão de PCs tenta atacar Google
- O Museu da História do Computador
- GE cria mídia holográfica de 500 GB
- O que é Computação em Nuvens?
- 22º SBIE e 17º WIE
- Virtualização de Sistemas Operacionais
- Como escolher uma distribuição Linux?
- Porque usar Software Livre?
- Dicas para utilizar seu PC antigo!
- Twitter publica 200 milhões de mensagens por dia
- Operadoras brasileiras vão oferecer banda larga a ...
-
▼
julho
(15)
Seguidores
Tecnologia do Blogger.
Notícias
Páginas
sexta-feira, 15 de julho de 2011
13:26 | Postado por
Amauri |
Editar postagem
A computação nas nuvens, em inglês chamada de “cloud computing”, é uma tendência na internet do futuro. Chegou aos ouvidos de muita gente em 2008, mas tudo indica que ouviremos esse termo ainda por um bom tempo.
"O conceito de computação em nuvem refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.
O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas x ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.
Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet—a "grande nuvem" de computadores—sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor)."
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alguns exemplos de cloud computing:
• Google Maps: é o parente mais próximo e simples do Google Earth. Através dele você também pode navegar para qualquer lugar do mundo digitando uma referência. Além disso, permite que você crie trajetos para andar de carro pela sua cidade partindo de um ponto e tendo uma certa localização como destino.
• Google Docs: com uma porção de ferramentas no estilo Office, você pode acessar um ótimo processador de textos (como o Word), uma ferramenta para planilhas (como o Excel) e até mesmo criar e visualizar apresentações de slides (como o PowerPoint).• Microsoft office online: Agora é possível armazenar, abrir e editar arquivos do Office em qualquer lugar do mundo, de qualquer computador com internet.
Algumas características da Cloud Computing
Uma das vantagens da Cloud Computing é a possibilidade de utilizar aplicações diretamente da internet, sem que estas estejam instaladas no computador do usuário. Mas, há outras significativas vantagens:
- na maioria dos casos, o usuário pode acessar determinadas aplicações independente do seu sistema operacional ou de hardware.
- o usuário não precisa se preocupar com a estrutura para executar a aplicação: hardware, procedimentos de backup, controle de segurança, manutenção, entre outros, ficam a cargo do fornecedor do serviço.
- compartilhamento de dados e trabalho colaborativo se tornam mais fáceis, uma vez que todos os usuários acessam as aplicações e os dados do mesmo lugar: a "nuvem". Muitas aplicações do tipo já são elaboradas considerando essas possibilidades.
- dependendo do fornecedor, o usuário pode contar com alta disponibilidade, já que, se por exemplo, um servidor parar de funcionar, os demais que fazem parte da estrutura continuam a oferecer o serviço.
- o usuário pode contar com melhor controle de gastos. Muitas aplicações em Cloud Computing são gratuitas e, quando é necessário pagar, o usuário só o fará em relação aos recursos que usar ou ao tempo de utilização. Não é, portanto, necessário pagar por uma licença integral de uso, tal como acontece no modelo tradicional de fornecimento de software.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Seu Sistema Operacional é...
TEMAS
- Cursos (1)
- Downloads (5)
- Eventos (3)
- I (1)
- Interessante (11)
- Licenciatura (1)
- Pascal (17)
- Tutoriais (2)
- Update Now (6)
- Visualg (3)
0 comentários:
Postar um comentário
Fique a vontade para Comentar!!!